O EFEITO DO MÉTODO DE PILATES NA PREVENÇÃO DE LESÕES EM BAILARINOS

S. Fernandes, A. Cruz-Ferreira

Resumen


A Dança potencia a ocorrência de lesões (Meereis, Favretto, Bernardi, Peroni, & Mota, 2011), sendo mais frequentes no membro inferior (Rietveld, 2013).
O centro é o ponto-chave do Método de Pilates e refere-se à sinergia muscular estabelecida entre os músculos Transverso Abdominal, Oblíquos Interno e Externo e o Multifidus. A sua estabilidade aumenta a performance, previne lesões e alivia a dor lombar. Existe uma relação entre a diminuição da estabilidade do centro e uma maior incidência de lesões do membro inferior. Existem poucos estudos que avaliem o centro em bailarinos (Rickman et al., 2012).
O Método de Pilates é um exercício corpo-mente que requer estabilidade do centro dando atenção ao controlo muscular, postura e respiração (Wells, Kolt, & Bialocerkowski, 2012), o que contribui para um melhor alinhamento corporal (Cruz-Ferreira et al., 2011,) e para a prevenção de lesões (Massey, 2011). Os estudos existentes em bailarinos concluíram que melhora o alinhamento corporal (Kuo et al. 2009) e previne lesões (McMillan et al., 1998).
Objetivo: Determinar os efeitos de um programa do método de Pilates na estabilidade do centro, no alinhamento postural e na dor, na prevenção de lesões no membro inferior em bailarinos.


Palabras clave


Pilates; prevenção de lesões; bailarinos

Texto completo:

PDF


 

E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte

Mail: ebm.recide@gmail.com

ISSN: 1885-7019 / Periodicidad Cuatrimestral

 

Indexada en:

EMERGING SOURCES CITATION INDEX (WOS), DICE, INRECS, MIAR, RESH,  CIRC, LATINDEX (36 criterios), ISOC, REDALYC, DIALNET, E-REVISTAS, RECOLECTA, DULCINEA,  Index COPERNICUS, DOAJ, GOOGLE ACADÉMICO, FREE MEDICAL JOURNAL, EBSCO: SportDiscus, Academic Journal Database, Fuente Académica Premier, GENAMICS - JournalSeek

Licencia de Creative Commons

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.